Carlos Sousa de Almeida

Nasceu em Angola, em 1960. Frequentou Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desenvolveu a sua atividade em diversas áreas de intervenção – literatura, consultadoria linguística e literária, ensaísmo, tradução – tendo obra literária e de análise crítica dispersa por vários jornais, revistas e suportes digitais.

Foi diretor literário de uma companhia de teatro e produtor no sector cultural e criativo, com envolvimento no próprio processo de atividade artística como assistente de encenação, formador e ator, tendo ainda trabalhado como fotógrafo de cena e videasta.

Participou, proferiu e/ou orientou várias oficinas, mesas-redondas, palestras e seminários na formação complementar de diversas áreas, em Portugal e Espanha, em bibliotecas e instituições como a Sociedade Portuguesa de Autores e a Sociedade da Língua Portuguesa.

Traduziu, dos pares de línguas Francês-Português, Inglês-Português e Espanhol-Português, cerca de cem obras, bem como centenas de horas para televisão e cinema.

Fundou e dirigiu uma empresa de traduções e edição de vídeo, criando e coordenando um Curso de Técnicas de Tradução para Locução, Dobragem e Legendagem de Televisão e Vídeo na Sociedade da Língua Portuguesa.

Foi produtor, diretor de equipas de dobragem e locutor para a RTP-Radiotelevisão Portuguesa e várias empresas particulares.

Filter
Navegação Rápida