José Pedro Martins Barata
José Pedro Roque Gameiro Martins Barata (Lisboa, 20 de maio de 1929), filho de Jaime Martins Barata e de Maria Emília (Màmia) Roque Gameiro, é um arquiteto, urbanista e artista gráfico português.
Diplomado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, desenvolveu atividade nos domínios da arquitetura, da ilustração e do planeamento. Em 1954 colabora na organização do Centro de Estudos de Urbanismo e Habitação Engenheiro Duarte Pacheco. Entre 1955 e 1961 trabalhou numa pequena oficina familiar de artes gráficas, dedicando-se à fotomecânica e à rotogravura e foi professor na Escola de António Arroio. Em 1969 é designado consultor artístico dos CTT. Em 1972 integra o Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação Nacional, onde organiza o Núcleo da Rede Escolar. Em 1973 integrou a Assessoria de Planeamento da recém-criada Universidade Nova de Lisboa. Em 1976 é nomeado para a Comissão Instaladora da Universidade Nova de Lisboa. Em 1977 foi Diretor do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação e Investigação Científica.
No domínio académico, foi Professor catedrático convidado no Instituto Superior Técnico nas licenciaturas de Engenharia Civil, Engenharia do Território e Arquitetura (1999); Coordenador da Licenciatura em Arquitetura do Instituto Superior Técnico (1998-1999); Professor convidado da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa; Professor convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa (2002).
Na Pintura, colaborou com o pai, Jaime Martins Barata, na execução de um fresco da Capela de Nossa Senhora de Fátima da Igreja de Santo Eugénio, em Roma.
A 30 de julho de 2018, foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública.
-
- -10%
- €31,50
- DESENHOS DIDÁTICOS DE JOSÉ PEDRO MARTINS BARATA NO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO
- José Pedro Martins Barata
- Historicamente, o desenho à mão sempre constituiu uma ferramenta essencial para arquitetos, ilustradores e pintores, sendo a ponte entre a imaginação e a concretização da ideia, criando a fluência necessária para que o processo criativo seja mais intuitivo e dinâmico. Nas pranchas que compõem esta edição, José Pedro Martins Barata…
- Adicionar