Descrição

Este livro constitui o Volume I da série “Hidráulica: Fundamentos e Aplicações” e destina-se a estudantes universitários e a profissionais de Engenharia Civil e de áreas afins.

Pretende apresentar os princípios fundamentais da Mecânica dos Fluidos nos aspetos relevantes para as aplicações no âmbito da Engenharia Civil, nomeadamente no que respeita o comportamento de líquidos ou de fluidos que se comportem como incompressíveis. Apresenta o formalismo e os métodos de análise essenciais baseados nos princípios da Física e na caracterização matemática dos fenómenos, bem como em conhecimentos atuais resultantes da investigação e da experiência de ensino.

É constituído por onze capítulos que cobrem os domínios essenciais da Hidráulica, como a Hidrostática, a Hidrocinemática e a Hidrodinâmica, tendo em conta diferentes regimes de escoamentos de líquidos – interno ou externo, laminar ou turbulento, permanente ou variável – e a sua aplicação a instalações hidráulicas em pressão. Os princípios fundamentais são ilustrados ao longo do livro através de um conjunto de exemplos didáticos e de problemas propostos que constituem, em grande medida, um património acumulado resultante do ensino da Hidráulica por sucessivas gerações de docentes do Instituto Superior Técnico.

Navegação Rápida

Cart