Novos livros de Luís Barreira e Claudia Valls

A IST Press editou os livros “Equações Diferenciais Via Análise Real e Complexa” e “Exercícios de Equações Diferenciais Via Análise Real e Complexa”, de Luís Barreira e Claudia Valls.

O livro “Equações Diferenciais Via Análise Real e Complexa”, editado na Coleção Ensino da Ciência e Tecnologia, é uma introdução a duas grandes áreas da matemática: equações diferenciais e análise complexa. Estudam-se, em particular, equações diferenciais ordinárias, equações diferenciais parciais e funções holomorfas, assumindo apenas conhecimentos básicos de álgebra linear e de cálculo diferencial e integral.

É dirigido a qualquer aluno que esteja a frequentar uma disciplina que dê a primeira introdução a equações diferenciais, a análise complexa, ou a ambas as áreas. Mas pode também servir para estudo independente. O texto inclui numerosos exemplos, que ilustram conceitos e resultados, e exercícios no final de cada capítulo, sempre com as respetivas soluções.

No manual complementar “Exercícios de Equações Diferenciais Via Análise Real e Complexa”, editado na Coleção Apoio ao Ensino, consideram-se em particular equações diferenciais ordinárias, equações diferenciais parciais e funções holomorfas, assumindo apenas conhecimentos básicos de álgebra linear e de cálculo diferencial e integral. Para cada tópico são incluídos exercícios resolvidos e exercícios propostos, sempre com as respetivas soluções.

O livro é dirigido sobretudo a qualquer aluno que esteja a frequentar uma disciplina que dê a primeira introdução a equações diferenciais, a análise complexa, ou a ambas as áreas. Mas pode também servir para estudo independente.

Os livros podem ser adquiridos na loja ‘online’ da IST Press e, em breve, nas livrarias Almedina, Bertrand, FNAC, Wook, entre outras.