Super-pé, Testemunho, Degraus e Lanços

Super-pé, Testemunho, Degraus e Lanços

Ilustrações realizadas por António Faria a partir dos desenhos originais de Manuel da Costa Lobo, constantes no livro Fundamentos do Planeamento Regional e Urbano. 2.ª edição Revista, Aumentada e Comentada.

As várias figuras e esquemas apresentados ao longo deste livro, como já constava da versão original, não têm intencionalmente legendas nem numeração, porque funcionam como que um “prolongamento” do texto, “ilustrando-o” de uma forma simples e muito intuitiva, sendo alguns deles feitos à mão pelo autor, como era seu hábito quando queria explicar de uma forma rápida e clara as suas ideias.

A Teoria do Super-Pé, pioneira, procura que as cidades sejam mais “amigas” dos seus habitantes e dos seus utilizadores e tenham uma escala mais humana, como paradigma a desenvolver atualmente, tendente à melhoria da qualidade de vida e ao desenvolvimento da Cidade saudável;

Para a boa prática urbanística, é fundamental a passagem de testemunho da parte dos Urbanistas para os Projetistas. O Plano não deve ficar “fechado”, é para ser discutido, passado o testemunho, implementado, monitorizado e avaliado.

Para formular estratégias, planos e ações urbanísticas, é também fundamental perceber o significado das diferentes métricas e não só os valores dos parâmetros, índices, indicadores, etc.

Navegação Rápida
×
×

Cart