Podcast 110 Histórias, 110 Objetos – Os Desenhos Didáticos de José Pedro Martins Barata

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 22 de abril: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – Os Desenhos Didáticos de José Pedro Martins Barata.

São 25 desenhos pedagógicos que exploram, com arte e sentido de humor, a história dos sistemas de construção, cortes de edifícios e suas técnicas e traçados, entre outras referências ao universo da Arquitetura. Criados por José Pedro Martins Barata, no início dos anos 90, para apoio nas aulas do antigo curso de Engenharia do Território, são um reflexo da criatividade deste antigo professor do Técnico. Onze deles estão, no seu tamanho original, nas paredes das salas de reuniões do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil). Uma reprodução de 25 desenhos em tamanho A3 – que exploram um período que vai do século XVII até aos anos 70 do século XX – foi publicada num livro-objeto de edição limitada pela editora do Técnico – IST Press. Na génese da obra prevalece uma missão: que os desenhos possam continuar a ser mostrados nas aulas, mantendo a sua função inicial.

“Os Desenhos Didáticos de José Pedro Martins Barata” e a história da passagem de José Pedro Martins Barata no 43.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

110 anos de história e de histórias… para ouvir todas as semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/3rIEl2W | 110.tecnico.ulisboa.pt
Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB

Mais episódios: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/tag/podcast-110-historias-110-objetos/