“O 110 histórias | 110 objetos foi um podcast, uma escultura, uma exposição e agora este livro.

O podcast foi para o ar todas as semanas, também com texto e fotografia, de 23 de maio de 2021 a 8 de setembro de 2023, numa parceria entre o Instituto Superior Técnico e o jornal PÚBLICO. Os textos com o áudio foram publicados no jornal, continuando disponíveis na secção Podcasts da Rede PÚBLICO. Foram também arquivados no site do projeto (disponível em 110.tecnico.ulisboa.pt). A sequência em que são apresentados os objetos seguiu a ordem de conclusão das entrevistas.
(…)

Aqui, compilamos as 110+1 histórias de objetos, mas que, na verdade, estão cheias de gente dentro. Pessoas que nos contam como foi, como era, como teria sido – ou como está a ser, como sonhamos, projetamos e fazemos acontecer, aqui no Técnico, as ideias que achamos que merecem o nosso empenho e esforço para serem materializadas. Foram quase quatro anos de trabalho de uma enorme equipa alargada, que aqui queremos reconhecer.”

Joana Lobo Antunes
COORDENADORA DO PROJETO

“É (…) chegado o momento de passar o 110 histórias | 110 objetos, de podcast a palavra escrita e a imagem impressa. Com esta iniciativa, a perenidade do projeto consolida‐se através da criação de um novo objeto – um livro – que, ele próprio, poderá ser mais uma história das muitas que o Técnico tem ainda para contar.”

Rogério Colaço, in Prefácio
PRESIDENTE DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO