Este livro inclui uma nota biográfica de Francisco Almeida e Castro bem como o discurso de homenagem proferido pelo Engº Consiglieri Pedroso e reúne adicionalmente um conjunto de comunicações apresentadas no dia 19 de junho de 2009 durante a Sessão de Homenagem que teve lugar, no Instituto Superior Técnico, a Escola onde se licenciou em Engenharia Mecânica e desenvolveu de forma marcante a sua atividade docente nas áreas de Motores Térmicos e Turbinas, Energia nos Transportes e Tecnologia dos Transportes. Os temas aqui abordados projetam um presente construído numa história que o Prof. Almeida e Castro em muitos aspetos protagonizou numa carreira onde, percorrendo todos os graus da hierarquia técnica, se afirmou como uma referência.