• Eventos
     

    Conversas com Arte & Ciência…na IST Press

    4 de dezembro | 18H00 

    Museu DECivil | Pavilhão de Engenharia Civil, Georrecursos e Arquitetura | Instituto Superior Técnico | Lisboa

     

    IST Press, editora universitários do Instituto Superior Técnico, apresenta Conversas com Arte & Ciência, um espaço informal de partilha e divulgação de boas práticas de interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do conhecimento e a Arte, nas suas diversas vertentes, a partir da obra “Observatório”, de António Faria, em exposição no Museu de Civil.

    Esta primeira conversa será “à volta” da pintura, e contará com Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Joana Baião, Doutora em História da Arte, com especialização em Museologia e Património Artístico, Marta de Meneses  artista plástica pioneira na BioArte e António Faria, artista plástico e designer gráfico.


    Joana Baião

    Laboratório de Artes na Montanha – Graça Morais é um projeto de investigação baseado na prática, da iniciativa do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), através do Centro de Investigação de Montanha (CIMO), em parceria com o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais (CACGM), através da sua tutela, a Câmara Municipal de Bragança (CMB) e o Instituto de História da Arte da NOVA FCSH, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A Pintora Graça Morais apoia a criação e funcionamento do Laboratório, disponibilizando toda a sua obra para ser estudada e documentada.

    A ideia foi impulsionada pelo ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, com a perspetiva de que "vai criar um novo foco de emprego científico" que permitirá a investigadores e estudantes do politécnico de Bragança estudar a obra da pintora Graça Morais.

     Marta de Menezes

    Marta de Menezes (n. Lisboa, 1975) é licenciada em Belas Artes pela Universidade de Lisboa, e tem um mestrado em História de Arte e Cultura Visual pela Universidade de Oxford. Nos últimos anos tem vindo a explorar a interação entre Arte e Biologia, trabalhando em institutos de investigação científica demonstrando que as tecnologias biológicas podem ser utilizadas como media para criação artística. Em 1999 Marta criou o seu primeiro projeto de arte biológica (Nature?) ao modificar o padrão das asas de borboletas vivas. Desde então, tem utilizado diferentes técnicas biológicas incluindo Ressonância Magnética Funcional do cérebro para criar retratos onde a mente pode ser observada (Functional Portraits, 2002); fragmentos de ADN fluorescentes para criar micro-esculturas no núcleo de células humanas (NucleArt, 2002); esculturas feitas com proteínas (Proteic Portrait, 2002), com ADN (Inner Cloud, 2003) ou com neurónios vivos (Tree of Knowledge, 2005). O trabalho da artista tem sido apresentado internacionalmente em exposições, publicações e palestras. Marta de Menezes é atualmente diretora artística de Ectopia, o laboratório de experimentação artística no Instituto Gulbenkian de Ciência em Oeiras. 

     António Faria

    António Faria (n. em 1966) trabalha na área do desenho desde os anos 90. Concluiu o curso de artes plásticas pelo Ar.Co (curso completo avançado e projeto). Colabora com a IST Press, enquanto designer gráfico, desde 1998, ilustrando as capas do livros da Coleção Ensino da Ciência e Tecnologia e Apoio ao Ensino. Ganhou o segundo prémio da Bienal de Tóquio Art Olimpia, 2015, Japão, o Prémio seleção Emerging Artista Ward, TAG bxl gallery, 2016, Bruxelas e o Prémio seleção ward LYNX, 2016, Eslovenia. Está representado em coleções privadas e institucionais, nomeadamente, a coleção de Figueiredo Ribeiro e o Living National Treasure Museum, Japão.

    Novidades
     

    Esta edição limitada de 350 exemplares contém a reprodução fac-similada de 25 desenhos, no formato 420x297mm, com impressão em hexacromia, sobre cartolina Natural 300g, acondicionados numa pasta, que inclui um encarte com textos de António Lamas, Teresa V. Heitor e Nuno Matos Silva.

    Destaques
     
    Notícias
     
    A CÓPIA ILEGAL viola os direitos dos autores. Os prejudicados somos todos NÓS.
    DIGA NÃO À CÓPIA.
    A Editora World Scientific publicou recentemente a versão em inglês do livro “Exercícios de Álgebra Linear”, de Luís Barreira e Claudia Valls, editado pela IST Press em 2011. Esta edição, com o título “Exercises in Linear Algebra” está agora disponível para o publico de língua inglesa, em capa dura e capa encadernada.
    Este é mais um livro da IST Press, cuja qualidade científica é reconhecida pelas mais prestigiadas editoras internacionais, tais como a Springer, Willey, MIT Press, Elsevier, Cambride University Press, EDP Sciences, Delta Publicaciones, Livraria da Física, Martins Fontes Editora e Universidade Presbiteriana Mackenzie.