O livro Uma Introdução às Telecomunicações com Mathematica, de Carlos Salema, é um de texto de nível universitário que cobre todos os aspetos fundamentais das telecomunicações, ao nível de uma disciplina introdutória, num curso de engenharia Eletrotécnica, ou afim.

Trata-se de um livro bastante abrangente, cobrindo uma vasta gama de tópicos, desde os sistemas e redes telefónicas clássicas, até aos rudimentos da teoria da informação de Shannon (e a sua aplicação à codificação), passando pelas clássicas modulações analógicas (AM, FM, entre outras) e pelas modulações digitais.

O manuscrito cobre uma lacuna na literatura técnica de língua portuguesa: tanto quanto conheço, não existe nenhum livro equivalente publicado em Portugal. Ao adotar o português, este livro tem também como mercado potencial todos os países de língua oficial portuguesa.

Tem como mercado potencial todos os estudantes de engenharia eletrotécnica e de computadores bem como estudantes e engenheiros de áreas afins, interessados num texto que lhes forneça uma visão completa (a um nível técnico acessível) dos aspetos básicos das telecomunicações.

Um aspeto singular deste manuscrito, com grande interesse e potencial pedagógico, é a inclusão de pequenos “programas” em Mathematica, os quais permitem ao leitor reproduzir a maioria das figuras e gráficos apresentados no livro e levar a cabo as suas próprias experiências, observando o efeito da alteração de diversos parâmetros ou testando modificações às expressões neles contidas. Considero ser este o aspeto que mais distingue este livro de outros livros de nível semelhante em telecomunicações e que pode despertar o interesse de estudantes e ter um papel importante na transmissão efetiva do conhecimento sobre os temas versados.

Mário Figueiredo | Professor Associado com Agregação, Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do IST

Também pode gostar…